Tratamentos - DTM - Dr. Fernando Pando

DTM (Disfunção Temporomandibular)

 

O que é
DTM (Disfunção Temporomandibular) é um termo genérico utilizado para designar alterações nos músculos mastigatórios e/ou articulação temporomandibular. A DTM pode propiciar o aparecimento de dores faciais e limitação funcional da mandíbula (dificuldade para mastigar alimentos duros, abrir e fechar a boca, etc).

 

Principais sinais e sintomas
Você possui algum desses incômodos?

  • Dores na articulação temporomandibular (ATM), dores nos músculos da face e dores de cabeça;
  • Dificuldade para mastigar alimentos duros;
  • Dificuldade para abrir a boca e bocejar (impossibilidade de abertura bucal máxima);
  • Travamento da mandíbula com a boca aberta ou fechada.

 

Tratamentos
Geralmente os casos de DTM podem ser tratados com métodos conservadores (medicamentos, placas oclusais de acrílico, TENS, termoterapia, fisioterapia, etc). Para os casos não solucionados com essas terapias, alguns tratamentos cirúrgicos realizados pelo Cirurgião Buco-Maxilo-Facial são possíveis. Atualmente, a artroscopia da ATM é um dos métodos cirúrgicos mais modernos e eficazes para o tratamento das desordens articulares. A artroscopia da ATM possui vantagens em relação a outras técnicas pois permite excelente visualização das estruturas articulares, é minimamente invasiva, não deixa cicatriz visível e contribui simultaneamente para o correto diagnóstico e tratamento da DTM.

 

Faça uma avaliação

Cirurgia Ortognática

 

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que visa melhorar a relação entre os dentes e as bases ósseas (maxila e mandíbula), de modo a proporcionar um equilíbrio da função mastigatória, respiratória e fundamentalmente, melhora da estética facial.

 

O tratamento é realizado em combinação com a ortodontia, sendo que o paciente usa aparelho dentário antes e depois da cirurgia. Adultos e adolescentes que completaram o crescimento facial podem realizar o procedimento. Atualmente, o procedimento é extremamente seguro, realizado por uma equipe de profissionais (cirurgiões e anestesistas) altamente treinados garantindo ao paciente o máximo de conforto e um breve retorno as suas atividades.

 

É válido lembrar que os convênio médicos cobrem toda parte hospitalar e despesas com materiais de fixação.

 

Faça uma avaliação
3
Tratamentos - Implantes Dentais - Dr. Fernando Pando

Implantes Dentais

 

Implantes dentais são estruturas de metal confeccionados em titânio ou zircônia, e possuem a função de substituir os dentes perdidos. Sobre os implantes são confeccionadas coroas dentárias de porcelana, praticamente idênticas aos dentes naturais.

 

O tratamento com implantes permite que dentes vizinhos à região do procedimento não sejam desgastados para o apoio de uma prótese fixa, por exemplo.

 

O procedimento de instalação dos implantes é simples e rápido sendo o pós-operatório confortável e descomplicado.

 

Ao realizar o tratamento com implantes dentais, a pessoa ganha mais segurança e conforto ao falar, mastigar e sorrir, melhorando sua autoestima e qualidade de vida.

 

Venha conhecer as possibilidades de tratamento, seu caso pode ser muito mais simples do que você imagina.

 

Faça uma avaliação

Enxertos Ósseos e Biomateriais

 

Os enxertos ósseos têm por finalidade aumentar a espessura e/ou altura do osso remanescente para que seja possível a instalação de implantes osseointegráveis. Em alguns casos, temos a opção de utilizar biomateriais ou substitutos ósseos que terão a mesma finalidade do enxerto (osso do próprio paciente), mas com a vantagem de não necessitar de um procedimento adicional para remoção do enxerto.

Desta forma, o uso de biomateriais favorece um procedimento mais simples, rápido e com um pós-operatório mais confortável.

 

Faça uma avaliação e veja as opções para seu caso!

 

Faça uma avaliação
Tratamentos - Enxertos Ósseos e Biomateriais - Dr. Fernando Pando
Tratamentos - Insônia - Dr. Fernando Pando

Apneia do Sono

 

A síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é caracterizada por episódios de obstrução das vias aéreas superiores durante o período de sono e geralmente está associada ao ronco. Isso acarreta microdespertares noturnos resultando em uma noite mal dormida e consequente falta de atenção, cansaço e sonolência durante o dia.

 

O diagnóstico é feito por um exame chamado polissonografia, que avalia e quantifica o número de apnéias e hipopnéias por hora de sono. Vários tratamentos são possíveis e o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial pode auxiliar no tratamento principalmente nos casos de apnéia grave, por meio de um procedimento que favorece o aumento do espaço das vias aéreas superiores. O procedimento aumenta a passagem do fluxo de ar proporcionando melhora da qualidade de vida do paciente.

 

Faça uma avaliação

Dentes do Siso / Dentes Inclusos

 

Os terceiros molares (dentes do siso) são os últimos dentes a erupcionar na arcada dentária, fato que ocorre por volta dos 18 aos 20 anos de idade. Por esse motivo, muitas vezes não há espaço suficiente para sua erupção e consequentemente, acabam ficando inclusos (dentro do osso), podendo causar reabsorção radicular do dente vizinho e favorecer o aparecimento de cistos e tumores. Além disso, por estarem mal posicionados e em região de difícil acesso, dificultam a higienização e favorecem a ocorrência de cáries, dor, problemas periodontais (osso alveolar e gengiva) e infecções.

 

A extração dos dentes do siso beneficia o paciente para o resto de sua vida, uma vez que elimina os problemas associados a sua permanência.

 

O Cirurgião Buco-Maxilo-Facial é o profissional mais indicado para realizar esse tipo procedimento, e desta forma, o paciente tem um pós-operatório confortável e descomplicado, sendo capaz de retornar rapidamente a suas atividades diárias, inclusive à prática de esportes.

 

Faça uma avaliação
Tratamentos - Dentes do Siso - Dr. Fernando Pando